Biopsicoėtica da Educação Aplicada à Gestão do Conhecimento

 




  • A VIDA EM PLENO MOVIMENTO E SUBSTÂNCIA, COMPETÊNCIA, CONSCIÊNCIA, ATITUDE E CORAGEM


I PARTE



J. Camelo Ponte

Educador


RESUMO

O texto apresenta uma reflexão sobre as dimensões da vida humana em movimento e substancialidade, competência, consciência, atitude e coragem, a partir de três níveis de interpretação: o nível da ideia, o nível do pensamento e o nível da ação.

O texto também propõe a epistemologia Biopsicoética como uma forma de integrar e conscientizar sobre a importância das dimensões “bio”, “psico” e “ética” como espaços da existência humana que precisam ser habitados e compartilhados pela ideia, o pensamento e a ação; neste contexto, a Biopsicoética exercita os princípios da semente, do caminho e do caminhante no planeta como orientações para a prática dessa experiência epistemológica que se desenvolve.


SUMMARY

The text presents a reflection on the dimensions of human life in movement and substance, competence, consciousness, attitude and courage, from three levels of interpretation: the level of the idea, the level of thought and the level of action. The text also proposes the biopsychological epistemology as a way of integrating and raising awareness about the importance of the dimensions “bio”, “psycho” and “ethical” as spaces of human existence that need to be inhabited and shared by the idea, the thought and the action; in this context, biopsychoethics exercises the principles of the seed, the path and the walker on the planet as guidelines for the practice of this epistemological experience that develops.


RESUMEN

El texto presenta una reflexión sobre las dimensiones de la vida humana en movimiento y sustancia, competencia, conciencia, actitud y coraje, desde tres niveles de interpretación: el nivel de la idea, el nivel del pensamiento y el nivel de la acción. El texto también propone la epistemología biopsicoética como una forma de integrar y concienciar sobre la importancia de las dimensiones “bio”, “psico” y “ética” como espacios de la existencia humana que necesitan ser habitados y compartidos por la idea, el pensamiento y la acción; en este contexto, la biopsicoética ejercita los principios de la semilla, el camino y el caminante en el planeta como pautas para la práctica de esta experiencia epistemológica que se desarrolla.

A vida é um processo dinâmico e complexo, que envolve diferentes dimensões do ser humano: a substância, que é a matéria que nos constitui; a competência, que é a capacidade de realizar algo; a consciência, que é o conhecimento de si e do mundo; a atitude, que é a disposição para agir; e a coragem, que é a força para enfrentar os desafios. Essas dimensões podem ser compreendidas em três níveis de interpretação, que se relacionam entre si: o nível da ideia, o nível do pensamento e o nível da ação:

O nível da ideia é o mais profundo e abstrato, pois se refere à origem de tudo o que existe. A ideia é o prisma de luz da Consciência Universal, ou seja, o princípio inteligente e criador que está na base de toda a realidade. A ideia é a fonte de inspiração para o pensamento e a ação humanos.

O nível do pensamento é o intermediário e concreto, pois se refere à manifestação da ideia no mundo. O pensamento é tudo aquilo que há no mundo, que foi criado, desenvolvido, projetado pelo ser humano. O pensamento é a expressão da ideia em forma de linguagem, arte, ciência, tecnologia, cultura, etc.

O nível da ação é o mais assertivo e prático, pois se refere à realização do pensamento no mundo. A ação é o projeto humano em movimento, ato ou execução de um plano. A ação é a aplicação do pensamento em forma de trabalho, educação, política, saúde, lazer, etc.

Para viver em pleno movimento e substância, competência, consciência, atitude e coragem, é preciso integrar os três níveis de interpretação de forma coerente e harmônica. Isso significa que devemos buscar conhecer a ideiaBPE que orienta o nosso pensamentoBPE e a nossa ação; que devemos expressar o nosso pensamento de forma clara e criativa; e que devemos agir em consonância com o acordoBPE que fazemos para a construção do nosso eu/ser/mundoHSE e com os princípios da Semente, do Caminho e do Caminhante no Planeta. Assim, poderemos contribuir para o bem-estar pessoal e coletivo, respeitando a diversidade, a dignidade e a sustentabilidade da vida.

A epistemologia Biopsicoética é uma proposta de conhecimento que busca integrar as dimensões biológica, psicológica e ética da existência humana, reconhecendo a complexidade e a interdependência dos sistemas vivos. Ela propõe uma visão holística e dialógica da realidade, que valoriza a participação ativa e responsável dos sujeitos na construção do seu eu/ser/mundoHSE.

Os princípios da Semente, do Caminho e do Caminhante no Planeta são orientações para a prática da epistemologia Biopsicoética, que buscam promover o desenvolvimento humano em harmonia com o meio ambiente.

A Semente representa o potencial criativo e transformador de cada ser humano, que deve ser cultivado e compartilhado com todos. Ou seja:

a sementeBPE é a dimensão potencial e criativa da vida, que envolve a capacidade, a vontade e a realização dos seres vivos em relação aos seus projetos e sonhos, sobretudo, a constatação da existência de Deus.

O Caminho representa o processo de aprendizagem e crescimento contínuo, que requer flexibilidade, abertura e cooperação. Ou seja:

o caminhoBPE é a dimensão espacial e temporal da vida, que envolve o lugar, o momento e a direção em que os seres vivos se encontram e se movem.

O Caminhante representa o sujeito consciente e autônomo, que assume o protagonismo da sua vida e contribui para o bem comum. Ou seja:

o caminhanteBPE é a dimensão individual e coletiva da vida, que envolve a identidade, a personalidade e a interação dos seres vivos consigo mesmo e com os outros.

Em suma, viver em pleno movimento e substância, competência, consciência, atitude e coragem significa estar em sintoniaHSE com a Consciência Universal que nos inspira; expressar nossas ideias de forma original e significativa; e realizar nossos projetos de forma ética, solidária e harmoniaHSE. Essa é a proposta da epistemologia Biopsicoética, que nos convida a sermos sementesBBB, caminhantesSIP e caminhosIPA no planeta, buscando o equilíbrioHSE entre o indivíduo e o coletivo, o humano e a natureza, o local, o regional e o global.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • ALMEIDA, Mônica. Estratégias textuais na poesia de J. Camelo Ponte. São Paulo: Linguagem Editora, 2002.

  • ALMEIDA, M. G. A epistemologia complexa de Edgar Morin: uma abordagem transdisciplinar. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, p. 285-296, maio/ago. 2006.

  • ALMEIDA, Nusley S. J. Camelo Ponte – A Poesia da Realidade. São Paulo: Linguagem-Editora, 2002.

  • CÂMARA, Joel. A guerra Santa do Sertão. São Paulo: Associação Educacional Nove de Julho & Efusão-Editora, 1996.

  • CAPRA, Fritjof. A teia da vida: uma nova compreensão científica dos sistemas vivos. São Paulo: Cultrix, 2006.

  • CORDÃO, Francisco Aparecido. Educação Profissional: Uma abordagem Biopsicoética. Revista da APG/PUC-SP, São Paulo, n. 27, p. 1-10, 2001.

  • LUZ E SILVA, Benedicto. Prismas e Portais: a Trajetória Poética de J. Camelo Ponte. São Paulo: Cultural Paulista, 1998.

  • MIRANDA, Daicy Maria Cardoso. Incursão: Um Lampejo da Realidade. São Paulo: Linguagem-Editora, 2002.

  • MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. São Paulo: Cortez; Brasília: UNESCO, 2000.

  • NICOLESCU, Basarab. O manifesto da transdisciplinaridade. São Paulo: Triom, 1999.

  • PONTE, J. Camelo. Leitura: identidade & inserção social e Biopsicoética da educação. 2. ed. São Paulo: Paulus, 2015.

  • PONTE, J. Camelo. Portais do tempo. São Paulo: Aura Brasil, 1980.

  • PONTE, J. Camelo. Prisma errante. 3. ed. São Paulo: Esfera, 2015.

  • PONTE, J. Camelo. Sobre caminhantes… São Paulo: Linguagem Editora, 2002.

  • PONTE, J. Camelo. Sobre caminhos… 2. ed. São Paulo: Madras, 1999.

  • PONTE, J. Camelo. Uma reflexão de leitura e escrita do mundo: uma visão Biopsicoética. Revista da APG/PUC-SP, São Paulo, n. 27, p. 11-20, 2001.

  • SANTOS, Boaventura de Sousa. Um discurso sobre as ciências. São Paulo: Cortez, 2008.

Notas de rodapé

  • BPE – significa Biopsicoética, uma proposta de conhecimento que busca integrar as dimensões biológica, psicológica e ética da existência humana, a partir de uma abordagem epistemológica baseada em premissas universais.

  • BBB – significa Bom, Belo e Bem, os três princípios fundamentais da epistemologia Biopsicoética, que orientam a busca pela harmonia, sintonia e equilíbrio entre o eu, o ser e o mundo no Planeta.

  • HSE – significa Harmonia, Sintonia e Equilíbrio, conceitos que se referem à relação harmoniosa, sintonizada e equilibrada entre o eu, o ser e o mundo no Planeta, conforme proposto pela Biopsicoética.

  • IPA – significa Ideia, Pensamento e Ação. São os estágios em que o homem capta o Fiat lux, a luz primordial que habita a Ideia - que por sua vez, depois de um espaço/tempo/ação em si mesma, fecunda o Pensamento (tudo o que há no mundo, imaginado ou criado pela humanidade), transborda e dá origem à Ação, o movimento que é vivido pelo idealizador.


# O CRÉDITO DA FOTO É DE:
Alessandra Nogueira 

NOTA: o texto é um resumo da conferência do professor J. Camelo Ponte no MED-Ministério da Educação e na UNIA - Universidade Independente de Angola, em 2010 a convite do Exmo. Sr. António Burity da Silva Neto, político e acadêmico angolano que foi ministro da Educação de Angola por duas vezes: de 1991 a 1992 e de 1996 a 2010. Ele também é o presidente do Bureau Africano de Ciências da Educação (BASE), uma instituição especializada da União Africana.



Comentários

Postagens mais visitadas