ENTREVISTA COM A ESCRITORA E POETA MICHELINY VERUNSCHK


 


1 - Fale de você: onde nasceu? qual formação? onde vive? o que faz?


Sou pernambucana de Recife, criada no sertão do Moxotó, em Arcoverde. Sou escritora e historiadora, com mestrado em Literatura e Crítica e doutorado em Comunicação e Semiótica. Moro em São Paulo com a cabeça em vários lugares, inclusive nos territórios imaginários. Escrevo, cuido da casa, dos animais, faço chá, yoga, corro às vezes, tento escapar do capitalismo, mas é uma onda que engolfa tudo, freelo para viver, mas é difícil.


2 - Quais são os seus escritores preferidos? Por quê?

São muitos, entre mortos e vivos. João Cabral, sempre, Sophia de Mello, também, Maria Gabriela Llansol, a incógnita Elena Ferrante, Susan Sontag. São tantos! E muitos entre meus contemporâneos. Agradeço pelo tanto que me ensinam.


3 - Como é o seu cotidiano?

O cotidiano de uma mulher que escreve. Muito trabalho não relacionado à escrita até finalmente conseguir parar para escrever. 


4 - Quantos livros publicou?

Onze livros até aqui.


5 - Quais foram as suas alegrias literárias?

Muitas, desde ver o livro impresso até pessoas comentando comigo suas impressões de leitura. Uma das maiores até aqui foi conversar com crianças de doze anos de idade sobre meu último romance, que não foi escrito pensando nessa faixa etária. Gostei também de ver meus livros indicados a prêmios, que são grandes oportunidades de fazer com que o livro chegue a mais leitores.


6- Quais foram as suas frustrações literárias?

Não me apego às frustrações nem na literatura e nem na vida. Às vezes dá certa tristeza ver que alguns livros não chegaram para o leitor como eu desejava, no entanto os livros têm seu próprio tempo e trajeto, depois de escritos não dependem de mim e nunca se sabe onde poderão chegar.


7 - Qual é o seu objetivo na literatura?

Ser lida. Desenvolver bem meus projetos literários.


8 - Você julga a escrita superior à oralidade? Por quê?

Nunca. A oralidade é uma potência do corpo em toda sua magnitude. Não haveria escrita sem a palavra em performance.


9 - Como você se organiza para escrever?

Não há organização, há oportunidades, frestas e um trabalho de escavação de tempo. Tento escrever à tarde depois que os filhos foram para a escola, mas nem sempre é possível. 


10 - Você quer ser reconhecido? Por quê?

Eu não sei exatamente o que é ser reconhecida. Talvez ser um escritor considerado canônico? Ou ter uma legião de leitores fiéis? Ou ter seu livro resenhado em diferentes veículos? Não sei. Eu gosto de escrever e gosto que leiam o que eu escrevo. 


11 - O que é um poeta ou um escritor?


Um poeta é um escritor. Um escritor é alguém que escreve poesia, ensaios, prosa e outras ficções.


12 - Todo escritor é vaidoso?


É possível que sim, em diferentes medidas. 


13 - Como você lida com o fracasso?


É natural se entristecer com as frustrações, mas não dou mais valor para elas do que elas têm.


14 - Como você lida com o sucesso?


Para mim, sucesso mesmo é o de Safo, Shakespeare, Cervantes. Tanto tempo se passou e ainda são lidos, comentados. Procuro lidar com serenidade diante do que me cabe.


15 - Qual é o autor contemporâneo que, de fato, você admira? Seja sincero (a).

São vários. Maria Valéria Rezende é uma delas.


16 - Espaço aberto para sugestões de perguntas e palavras finais.


As perguntas são ótimas. Obrigada!


Comentários

Postagens mais visitadas