ESBOÇO DA LOUCURA



Bem, fale-me de seus problemas.
Bem, eu não tenho problemas.

Como não tem problemas?

Eu estou até que um pouco melhor.

Então quer dizer que já passou
Aquele desejo incontrolável
De matar a todos que você
Encontra no meio do caminho?

Então quer dizer que passou
Aquela vontade de sair
Com todas as mulheres
Que você conhece?

Então quer dizer que está respeitando
A vizinha do número 26,
A do número 38, e as dos números 45 e 72?

Quer dizer que parou de se masturbar,
Quando vê a Glorinha, a sua sobrinha?

E a megalomania?

O que você tem a me dizer
Sobre a sua megalomania?

Quer dizer que já não furta mais
Cinzeiros coloridos de restaurantes
De beira de estrada?

E as calcinhas das empregadas?
Quer dizer que parou de roubar
Do varal as calcinhas das empregadas
De seus vizinhos?

Quer dizer que já não prefere mais
As calcinhas pretas de lacinho?

E quanto às porcas e galinhas?
Quer dizer que eu já posso ficar tranquilo
Sobre esse desejo infrene
De traçar todas as porcas e galinhas
Do sítio do seu Pedro das Pitangas?

E quanto às cunhadas?
Quer dizer que já não bolina mais
As cunhadas e concunhadas,
Quando vai a festas de casamento
Ou aniversário ou está a sós com elas?

E no serviço?
Quer dizer então que já não faz mais
Fofocas de seus companheiros
E inventa estórias cabeludas?

E quanto às mães de suas amigas?
Posso ficar sossegado quanto
Ao seu desprendimento
Junto àquelas senhoras mais austeras?

Quer dizer então que parou de beber
Gim com coca-cola
Misturados com tang e cavalinho?

Já não quer mais sair dirigindo
A 200 km por hora e sair atropelando
Os transeuntes pelo meio do caminho?

Posso ficar tranquilo
Quanto às avarias dos capôs
De todos os veículos da cidade?

E a vontade de ser Napoleão,
Catarina de Médicis, Rasputin,
Mussolini e Hitler?

Bem, na verdade,
Eu tenho percebido
Ao longo desses anos todos
Que você tem sofrido
Melhoras consideráveis!

Comparando o seu prontuário,
Eu penso que você realmente,
Com efeito, verdadeiramente,
Efetivamente, absolutamente,

Por todos esses quadrantes,
Eu decididamente...

Eu tenho muito pensado,
Até refletido muito;
E quando me vejo frente a frente
Com você eu vou
Percebendo que ultimamente,

Ademais, tirante um senão ou outro
Fora dos patamares lineares
Da absorção dos fatos empíricos e retilíneos,
Eu acho até que tudo tem fluido
Para uma melhora considerável;

As casuísticas e o modus vivendi
Que temos praticado e tirante
Algumas disfunções
Não tão precípuas,
Como se tem apregoado

E reduzindo um certo silogismo absoluto,
Ou desviando desse maniqueísmo secular,
Eu penso que não necessitaremos
De Freud nem de Jung
Ou como dizem as donzelas; Jungue!

O máximo que precisaremos  
É de uma dose ínfima
D Rogers ou uma pitadinha de Lacan!
Mas eu julgo que você está muito bem!

Comentários

Postagens mais visitadas