ARMANDO DIÓRIO

ARMANDO DIÓRIO



 Eu penso que literatura, filosofia, poesia são um fazer. Faz e pronto. Publique em blog. Guarde na gaveta. Encaminhe para os amigos ou venha ao prelo. Mas a questão do prelo passa pelo crivo da crítica -- sobretudo para leitores que são levados -- não pelo seu gosto ou crítica pessoal -- por uma indicação de quem pensa que entende do babado. Por isso, revistas especializadas em literatura barroca, moderna, pós-moderna etc. Em alguns jornais, já com uma certa influência, são publicados os autores que mais lhes convêm -- muitas vezes,  são de fato autores com uma certa proeminência -- mas isso não impede que se faça injustiça com certos autores que não têm nenhum pistolão na mídia ou que não convivem no meio  dos poetas e escritores para poderem dar uma mordiscada que seja em uma página literária ou filosófica. A história é grávida dessas histórias de autores que quase colocaram tudo a serviço do deus ignis. E daí advém a tristeza ou a melancolia e pronto. Podemos citar as missivas de Proust com seu editor, ou mesmo o descaso com Fernando Pessoa, e até o estado blasé de Kafka -- que num ultimato de xadrez solicita o efeito bumerangue a Max Brod -- no que vê pulular o seu intento. Falo tudo isso, não para falar de moi -- no et no -- falo e não gosto de falar de ninguém nesse sentido, porque creio que cada um deve procurar o seu espaço, como sempre procurei ou procuro; ou seja: pelo seu talento e pela sua virtute -- mas incito-me nesse momento a fazer um panegírico a um contista que já lançou alguns contos na internet e que já saiu em uma pequena coletânea -- conheço-o pessoalmente e posso atestar a sua inteligência e o não menos talento -- trata-se de Armando Diório. Eu li os seus contos em meados de 2006, e os tenho alguns guardados em minha biblioteca -- os seus contos além de serem fantásticos na dupla acepção, são lancinantes e mexem com o lado trágico do ser humano com os seus vícios e as suas nosografias. Quem lê os seus contos, logo pensa que o autor é um louco ou um degenerado -- mas é que os seus contos vão direto no baço de uma sociedade que evita conhecer o lado trágico da vida. Seus contos amedrontam-nos com seus ratos, baratas, cânceres sobre o tálamo de tánatos e bíos. Por isso enveredei demais aqui para dizer que Armando Diório merece uma atenção especial das editoras. Eu, se fosse do corpo editorial da Coyote, não perderia a oportunidade de lançar à luz ou à sombra esse, que na minha opinião, é um estupendo contista brasileiro. E tenho dito.

Comentários

Postagens mais visitadas