O COLÓQUIO DE SILS-MARIA





O COLÓQUIO DE SILS-MARIA 


Um dos senhores poderia nos dizer do que se trata esse objeto que 

Subjaz nesse distinto leito? 


Oh, meus caros senhores! 


Saibam que não vim aqui para tais reflexões. 


Na verdade, posso afirmar com total segurança que foi a minha 

Querida Xantipa que me exortou a um caminhar peripatético, já que 

Me encontro tendo dores terríveis em meu abdome, em face de uma 

Certa argia que vem se acometendo sobre mim nesses últimos dias. 


Mas posso, contudo, quase que afirmar que vejo nitidamente a areté. 


Isso é tão evidente para mim como as estrelas e a moral de Kant. 


Oh, meu caro amigo! 


Vê se pára com essas insinuações à minha pessoa, mesmo sabendo-as Como um certo encômio . 


Tenho evitado ultimamente discorrer sobre qualquer possibilidade. 


Há dias que não pratico o onanismo, e isso tem-me perturbado 

Deveras o meu raciocínio. 


Os senhores sabiam que o esperma acumulado por mais de três dias 

Cria uma disfunção neural, que nos incapacita para a total 

Reflexão? 


Por isso abstenho-me de qualquer dóxa 

Acerca do que quer que seja. 


Bem, sendo dessa forma, eu não veria outra possibilidade, senão a 

De chamarmos de imediato um iatrós de 

Atenas, porquanto vejo que a 

Doença se abate de tal forma nessa casa, que seria quase que 

Impossível seguirmos com esse simpósio secular. 


Vejo que Parmênides traz em suas mãos alguns fragmentos e que 

Apesar de sua imobilidade, parece-me que teria muito a nos dizer. 


Sabemos que não foi fácil a travessia do rio de Heráclito. 

Sabemos 

Também que no 

Estígio quase soçobraste, 

Mestre Parmênides. 


É verdade? 


-----------------!? 


Diga-nos também se há uma verdade, Mestre Descartes? 


Primeiramente, considero haver em nós 


Certas noções primitivas, as quais são como 


Originais, sob cujo padrão formamos todos 


Os nossos outros conhecimentos. 


Bem, vejo que fez bem a mestre Descartes as águas temperadas da Holanda. 


Mas não consegui até agora compreender a vossa explicação acerca 

Do objeto que subjaz à nossa frente. 


Acho que, por Zeus! 


Mestre Bacon! 


Tu não deverias falar assim de mestre Descartes. 


O senhor sabe muito bem que a sua vida pregressa não foi um 

Órganon perfeito, caríssimo Bacon. 


Pesam suspeitas sobre o senhor, 

Caríssimo Bacon: 

De uma tal malversação. 


Sem falarmos que Shakespeare 

Anda muito triste com o senhor. 


Ora! 


Ora! 


Deixem Bacon em paz. 


Bem sabemos que Aristóteles já tinha 

Desenvolvido o seu órganon, mas não devemos desconsiderar o belo 

Esforço de Bacon em nos possibilitar esse acepipe maravilhoso. 


Oh, mestre Bachelard! 

Pare de pensar 

Somente em guloseimas. 


Vê se a chama de tua vela 

Ilumina um pouco esse excêntrico companheiro. 


Deixem Bachelard em paz 

Com as suas velas poéticas. 


Há muito que esse apagão reflexivo necessita de uma luminosidade. 


Mas o que eu quero nessa casa 

É uma certa 

Ordem, um certo progresso. 


Os senhores estão 

Numa anomia inominável. 


E isso é terrível! 

Terrível! 

Sem um 

Estado estético-religioso-moral, afundaremos na mais 

Absurda das tragédias. 


Você 

Decididamente 

É um idiota, Comte. 


Não me venha furtar 

Um conceito 

Fundado 

Por mim, há séculos. 

Sim, eu lhe vomito todas as minhas dores oculares, bem como toda a 

Minha cefaleia. 

Deixe-me vomitar primeiro: 

Gluhhhhhhhh!!!!! 


Por favor 

Fichte 

Desligue esse idiota do Wagner. 


Gluhhhhhhhhhhh!!!!! 


Antes, porém, gostaria 

De entoar um 

Mantra zaratustreano 

Em uníssono 

Com todos vocês: 


Ó sentimentais hipócritas, ó mentirosos.... 

Todos! 

Todos! 

Ó sentimentais hipócritas, ó mentirosos.... 

Mais uma vez... 

Ó sentimentais hipócritas, ó mentirosos.... 

De novo... 

Ó sentimentais hipócritas, ó mentirosos..... 


Mentiroso é você, seu filho da P..... 


O senhor desencadeou 

Com o seu discurso 

Um estado de total barbárie! 


Silêncio! 


Silêncio! 


Pai nosso 

Que estais no céu... 


Fé é acreditar 

Naquilo que não se vê.... 


Silêncio! 


Silêncio! 


Porra! 


Quem roubou 

O meu chambre rosa? 


A sua mulher 

Não presta, Sócrates. 


Xantipa é uma 

Megera indomada! 


Mas eu amo Xantipa 

Como amo a cicuta. 


Xantipa é 

O meu cálice doce 

De verdade! 


E você Platão 

O que pensa sobre tudo isso? 


Sabe, eu estou aqui no mundo das ideias... 


Estou eu e Spina... 


É pena que o baseado já está na guimba... 


Eu e Spina estamos numa ‘nice’... 


Eu só vejo a phyisis etérea... 


Uranos ... 


O superagatós.... 


O superkalós.... 


É o nada que existe... 


Ideias.... 


Ideias.... 


Ideias... 


Mil ideias... 


Derrida 

Passa o seu phármacon 

Por favor! 


Valeu Derrida... 


Valeu mesmo.... 


Estou com o ego inflado demais.... 


Porra! 


Spina é supergente.... 


Um cara panta... 


Um cara nosso mesmo... 


Porra! 


Eu e o velho Spina no mesmo odós... 


Vamos seguir juntos nessa trilha.... 


Vamos pegar o nosso ippó e ter uma boa kairós e subir até uranos... 


Quero estar com a psique a mil... 


Sabe o que vocês vão encontrar? 


Vão encontrar o vazio! 


O vazio! 


É isso que vocês vão encontrar! 


O vazio! 


Mas o que eu quero mesmo é o abismo... 


Eu quero beber todo o etna.... 


Quero me afogar nas suas crateras... 


O que vocês vão ver é a dor.... 


Ihhh!!!!! 


Schopp... 


Schopp bebeu de novo... 


Foi sair com aquela mulherzinha 

         de meia esquina, né mestre Schopp? 


Vê se dá um sorriso, mestre Schopp! 


Por que tanto azedume? 


Só a dor é necessária! 


Só a dor é necessária! 


Ah, é? 


Então me dê esse pinto murcho 

Do caralho que 

       eu vou dar uma bela 

Apertada com o meu 

martelo de Marx, 

depois irei decepá-lo 

com a minha foice de Lênin.... 


Oh, Sade! 

Não faz assim 

com mestre Schopp.... 


Por que você está 

tão sádico hoje, mestre Sade? 


Até parece que ainda 

        não recebeu um míssil no rabo! 


Rssssssssss!!!!!! 


Vejam 

Eu acho que essa casa extrapolou 

Todos os limites da harmonia. 


Se eu fizer a 

     soma dos catetos 

Na certa não terei 

A hipotenusa 

     necessária... 


Ah! Pita.... 


Dá um tempo para a 

                minha cabeça com esses aritmós malucos.... 


E ademais... 


Por que mestre Pita 

      só sabe contar até sete? 


Por que fugiste do liceu tão cedo, mestre Pita? 


Só faltava essa! 


Chamem Levis Strauss! 


Eu, como o pai da filosofia, deveria ao menos 

    ter iniciado esse Colóquio.... 


Mas vejo que não há éthos nessa casa... 


Isso me causa uma apateia incomensurável que dá vontade de ir Embora... 


Não... 


Não vá, meu querido Tales.... 


Vamos criar um 

Diálogo comunicacional... 


Uma sociedade diferente.... 


Com nómos próprio.... 


A hybris estabeleceu-se 

De tal forma nessa casa 

Que é quase impossível 

       estabelecermos uma sociedade igualitária.... 


A mais-valia do discurso reproduz-se em progressão geométrica 

Nessa casa... 


Todo homem é bom... 


Devemos acreditar na natureza do bom selvagem.... 


Ahhhh!!! 


Ahhhhh!!! 


Você de novo, Rousseau... 


Ahhh!!!! 


Ahhhhhhh!!!! 


Por que está rindo, Voltaire? 


Por que esse olhar sardônico sobre a vida? 


Aliás , aqui o que é? 


Um colóquio filosófico ou uma verdadeira anarquia? 


Você também Bakhunin? 


Bebeu de novo? 


Caralho ! 


Quem jogou essa maçã na minha cabeça? 


Foi o cínico do Newton! 


Cínico, não! 


Não tire a alcunha de Diógenes! 


Você comerá essa maçã no inferno, Dante! 


Mas isso aqui está 

Uma bagunça mesmo! 


Cioran, 


E o senhor 


Um romeno renegado, 


O que teria a nos dizer sobre esse objeto 


Que subjaz à nossa frente? 


Oh, meu camarada! 

Saiba que o exercício filosófico 

Para mim não é fecundo... 


Mas o senhor tem se imiscuído 

Na filosofia nesses últimos anos... 


Como pode ser tão paradoxal em seu pensamento? 


Saiba, meu caro Adorno... 

Afastei-me da filosofia... 

No momento em que descobri em Kant... 

Os grandes sistemas são apenas Tautologias.... 


Oh, mestre Cioran... 

Vejo que teve insônias terríveis nessa noite... 


Sim, não conseguia dormir... 

Em face das atribuladas 

E fracassadas tentativas 

De ereção de Nietzsche... 


Nietzsche 

Efetivamente não é um 

Super-homem... 


Salomé ficou muito macambúzia 

Com a flacidez fálica de Nietzsche... 


E ademais... 


Descobriu-se que Nietzsche nunca fora um antissemita! 


Não nos diga essa heresia, mestre Cioran... 


Digo... 


Não obstante abominar a verdade.... 


Lou notou-lhe a ausência da pele prepúcia... 


Não nos diga mais essa verdade, 

Mestre Cioran.. 


Esse é o fracasso de toda a Alemanha! 


Isso abalará toda 

A Doutrina da Ciência.... 


Não pode em absoluto ser verdade.... 


Por daímon..... 


Por daímon.... 


Isso lhe denota um semitismo ardente, então? 


Mas como, 

Mestre Cioran? 


Isso é uma verdadeira 

Bomba orgástica! 


Sim! 


Sim! 


Nietzsche não era antissemita? 


Tampouco, anticristão? 


De maneira alguma... 


O que era Nietzsche, em verdade, mestre Cioran? 


Nietsche era um poeta... 


Como um poeta? 


Nietzsche queria um míssil nos colhões! 


Ahh!!!! 


Não me venha Sade 

Atrapalhar a nossa conversa... 


Vê se limpa esse cu fedorento 

E cheio de porra.... 


Vê se pára de lamber 

Essa porra azeda de Kant.... 


Mas voltando, mestre Cioran.... 


Mas pelo que se sabe 

Mestre Cioran... 


Nietzsche nunca 

Freqüentou panelas e nem foi ensaísta 

De gazelas... 


Desculpe.... gazetas.... 


Não... 


Não falo dessa vulgaridade... 


E ademais não venham falar mal dos poetas... 


Os poetas são figuras-símbolo de uma nação... 


Mas se diz a boca pequena que os poetas vistos de pertos 

Seriam uns verdadeiros homúnculos... 


É verdade, 

Mestre Cioran? 


Na verdade 

Alguns poetas 

São extremamente narcísicos 

E por terem algumas disfunções regressivas, 

Tornam-se pessoas 

                       lúdicas e até             

      mesmo nefastas.... 


Então a imagem que fazemos dos poetas não seria verdadeira? 


Em absoluto, meu caro Schelling.... 


Poucos são os poetas verdadeiros.... 


Como, mestre Cioran? 


Na realidade, meu caro e poeta Schelling, a poesia é a mais nova Forma 

De se fazer política... 


Continuo não entendendo, mestre Cioran? 


Na verdade, o poeta é um phaulôs..... 


Continuo não entendendo, mestre Cioran.... 


Os poetas em sua grande maioria 

São o que há de mais nefasto 

Sobre a terra... 


Por que o senhor é tão atrabiliáro, 

Mestre Cioran? 


Não se trata de atrabiliarismo... 


Na verdade 

Meu caro poeta 

Sou mais melífluo 

Que um par de favos 

Das melhores melitas... 


Continue, mestre Cioran! 


Eu gostaria de parar, 

Porque não gostaria 

De estar falando 

Do pior espécime da sociedade... 


Nossa 

Mestre Cioran ! 


Sim 

Os poetas só escrevem para poetas.... 


Continuo não entendendo... 


Nada é natural no poeta... 


Como? 


O poeta aprende algumas palavras 

Faz algumas leituras 

E depois começa inventar... 


Desculpe-me 

Mestre Cioran 

Mas não posso concordar 

Com tal heresia! 


Se quiser 

Caro poeta 

Posso encerrar por aqui.... 


Não 

Mestre Cioran... 


Continue... 


Continue... 


Por favor.... 


Os poetas são uma corja mancomunada com o poder 

E com a imprensa.... 


De novo 

Mestre Cioran? 


Normalmente trabalham na imprensa ou têm amigos na imprensa 

E têm por isso acesso às editoras e jornais... 


Mas eles defendem o povo... 


Você é idiota 

Schelling? 


Como não defendem? 

Na verdade eles detestam o povo, a periferia.... 


Ah, mestre Cioran! 


Você acha que eles adoram a plebe? 


Seja mais complacente 

Mestre..... 


Eles são os formadores de orelhas.... 


É orelhada para todo que é canto... 


Mas procure um verdadeiro poeta e não irá encontrar.... 


Desculpe, Mestre Cioran... 


Posso continuar? 


Claro que sim! 


A maioria deles são puxa-sacos sem talento... 

Se aproximam de toda forma de poder... 

São oriundos de universidades...ou compartilham da regra 

Abjeta...em seus escritos há mais currículo insosso do que a 

Própria palavra...são apaniguados do poder....são os vampiros do 

Sangue do governo....usurpam as suas contas...através de bolsas etc...

      viajam para o exterior para mostrar     uma certa finesse... 

São a coisa mais reles que se produziu.....os grandes poetas já 

Estão mortos...

      ou estão mortos na sua alma...

    os grandes poetas 

Vivem escondidos... 

      seu lugar é a indiferença... 

    seu louro a Inglória...


         um poeta vivo é um 

     escárnio da natureza....


Nossa 

Mestre Cioran 

Suas palavras têm veneno! 


Não, meu dileto poeta, há veneno na taça da maldade desses falsos Poetas-eruditos.... 


São criançolas que tentam falar de filosofia... 


Mas nunca nos consolam.... 


# Fragmentos de texto inédito


# Falta revisar


# No prelo


Comentários

Postagens mais visitadas