RITA QUEIROZ


1 - Fale de você: onde nasceu? qual formação? onde vive? o que faz?

Nascida na Bahia de todos os Santos, na terra de Nosso Senhor do Bonfim, com o Sol em Leão, aos 22 dias do mês de agosto. Tímida na infância e na adolescência, vem desde sempre ressignificando sua vida através da palavra. Graduada em Letras, misturou o verbo e os textos manuscritos no Mestrado e no Doutorado através de pesquisas em acervos públicos e privados, movendo-se apaixonadamente por tantas histórias de épocas pretéritas que ainda hoje se fazem presentes. Vida e verbo, visceralmente, tingem o/s papel/is desta leonina, amante do verso que a faz inteira. Assim, as dores se fizeram palavras e as cicatrizes, risos. Construindo, reconstruindo e se deslocando em espaços possíveis e imaginários, espera sempre tocar outras almas com sua poesia e sua docência.


2 - Quais são os seus escritores preferidos? Por quê? 

Meus escritores preferidos são Cecília Meireles, Vinícius de Morais, Florbela Espanca. São escritores cujos textos tocam a minha alma.


3 - Como é o seu cotidiano? 

Antes da pandemia, tinha uma rotina de atividades físicas, trabalho, viagens, escrita, leitura. Com a pandemia, minha rotina se alterou, tenho ficado mais tempo em casa. Deste modo, as redes sociais supriram muito as minhas necessidades, pois passei a interagir com pessoas de várias partes do mundo.


4 - Quantos livros publicou? 

Tenho 11 livros publicados: 5 de poemas e 1 de contos para o público adulto, 5 para o público infantojuvenil. Já organizei 9 coletâneas. Além destes, tenho livros acadêmicos também.


5 - Quais foram as suas alegrias literárias?

Minhas alegrias literárias são grandes e pequenas. Participar de feiras/festas literárias me rendeu bons frutos, sendo um destes ter estado em uma mesa com a escritora Conceição Evaristo. Também tenho conhecido e interagido com pessoas de muitos lugares, tanto do Brasil quanto de outros países. 


 6- Quais foram as suas frustrações literárias?

Ainda não tive.


 7 - Qual é o seu objetivo na literatura?

Ser lida e saber que meus textos tocam a alma de outras pessoas.


 8 - Você julga a escrita superior à oralidade? Por quê?

Não julgo que a escrita seja superior, mas ela se perpetua, ao contrário da oralidade, que o vento leva.


 9 - Como você se organiza para escrever?

Não tenho uma rotina estabelecida, mas escrevo todos os dias, mesmo que sejam textos curtos


 10 - Você quer ser reconhecido(a)? Por quê?

Gostaria muito de ser reconhecida, mas acredito que isso vem do(a) leitor(a). Às vezes a crítica elogia, mas não atinge o gosto de quem lê. Outras vezes, a crítica não vê pontos positivos naquilo que você escreve, mas o público ama.


 11 - O que é um poeta ou um escritor?

É aquele ou aquela que transforma o mundo através da palavra.


 12 - Todo escritor é vaidoso?

Boa parte sim. Há quem exagere na dose e há quem se menospreze.


 13 - Como você lida com o fracasso?

Nem sempre fazemos coisas maravilhosas e que agradem. Mas, o fracasso pode ser a chave para o sucesso, quando reconhecemos que somos imperfeitos.


 14 - Como você lida com o sucesso?

Sucesso para mim é estar bem. Sempre busco isso e tenho conseguido.


 15 - Qual é o autor contemporâneo que, de fato, você admira? Seja sincero (a).

Há duas escritoras baianas que admiro muito. Uma que já tem uma carreira de longos anos e outra, mais recente: Gláucia Lemos e Érica Azevedo. São donas de uma escrita singular.


 16 - Espaço aberto para sugestões de perguntas e palavras finais.

Gostaria de agradecer ao Wilson Luques por essa oportunidade. Que a poesia seja sempre a nossa companheira.


Comentários

Postagens mais visitadas