MÚSICA E O MEU PROCESSO CIVILIZATÓRIO

 


Jardim de Adônis

Tuesday, January 16, 2007

Uma coisa de que sempre gostei foi música. Cresci ouvindo música na vila ré. Aliás o rádio ou o radinho de pilha sempre me pontificou. Ouvi com o meu tio Armando os jogos do Corinthians. E eu, juntamente com o meu tio Armando, era corintiano fanático. Sabia a escalação de cor. Meu pai por seu turno era e é são paulino. Um dia falo mais sobre o futebol. Hoje quero falar que ouvia as campeãs do Barros de Alencar aos sábados por causa da minha tia sueli - que se foi nesse último abril. Com a minha mãe ouvia Roberto Carlos, Wilson Simonal - que eu adorava - sem antes saber que era essa sumidade. Eu achava o cara cheio de elegância e balanço: ´Mamãe, papai não quer que eu suba no cajueiro...` -- ouvia também Benito de Paula, Paulo Diniz, Hildon, Tim Maia, Vanderléia, Martinha. Por conta ainda do meu tio Armando: Sérgio Reis, Os Vips, Renato e seus blues caps e muio mais... Já com meu pai, eu adorava ouvir um programa que se chamava Brasil Terra da Gente. Foi lá que ouvi Dóris Monteiro, Cartola e ouvi falar da Lapa. Cheguei a conhecer aquelas marchas de carnaval: o magrinho elétrico. De modo que hoje vejo que eu estava inserido num mundo riquíssimo. Sem falar nos boleros de final de tarde do meu bisavô Francisco. Claro que cheguei a ouvir Chico Buarque, Caetano, Gil... Mas o contato direto veio no final da década de setenta. Nesse final de semana eu cheguei a mostar para a Raquel aquele disco antológico do Chico de capa vermelha de 1984. Na minha opinião é o melhor disco do chico que conheço. Fui aos poucos descobrindo outros: Cidade Oculta de Arrigo Barnabé. Orestes Barbosa. Alguns Blues. Mas o meu negócio é música brasileira. Numa determinada época, ouvi muito Stravinski, Milhaud, Beehoven, Bach -- ´Schönberg - Pierrô Lunaire, João Giberto, Tom Zé. Gostei muito numa época também de Raul Seixas e por que não dizer de Paulo Coelho -- porque é o autor da maioria de suas letras. Gostei muito e muito também do Caetano Veloso. De todos não sei se pagaria por um show. Talvez Cartola ou Nelson Cavaquinho. Mas todos têm o meu respeito. Esqueci de citar vários, dentre os quais Djavan, Francis Hime, Macalé, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Almir Guineto. Todos tiveram o seu momento na minha vida e sempre terão.

posted by wilson luques costa @ 9:49 AM   







Comentários

Postagens mais visitadas