Perguntas sem respostas



Um aluno perguntou-me se Nostradamus era filósofo, e eu respondi de pronto que não, sem antes fazer algumas ponderações. 


Depois disse-lhe que havia lido o seu livro há mais de vinte anos e que nem sabia muita coisa sobre ele; um outro em seguida perguntou-me sobre Leonardo da Vinci, e eu respondi também que para mim não era filósofo; uma aluna em seguida perguntou-me se Paulo Coelho era filósofo, e eu também respondi que não, e que não conhecia a sua obra -- depois tentei argumentar que existe nos chamados intelectuais uma certa rejeição quanto aos seus livros -- e ela perguntou-me por que motivo havia essa rejeição, e eu ainda tentei ponderar dizendo que a escrita dele talvez não fosse transformadora no sentido de mover as pessoas, mas isso para mim continuava insatisfatório, só sei que a aula terminou e eu não consegui convencê-la de modo satisfatório, muito menos a mim; mas ainda eu tentei uma última saída: disse-lhe que por enquanto Paulo Coelho não estava entre as minhas prioridades de leitura; disse-lhe que preferia Schopenhauer, Cioran, ensaios diversos etc. 


Com efeito, fazemos certas escolhas e nem sabemos por quê. 


Não lemos e não gostamos. 


Mas no mundo, em determinadas épocas de nossas vidas, é preciso fazer escolhas. 


Há um momento que já não se pode mais errar.

Comentários

Postagens mais visitadas