DIA DO ESCRITOR

 Hoje é dia do escritor. Penso comigo que todo aquele que é alfabetizado escreve de uma maneira ou outra. É difícil definir o que é um escritor. No passado, seria sinônimo de intelectual. Espécie de antena da raça poundiana. Hoje em dia, talvez não. Nos últimos tempos surgiram muitas vozes e escritores. Há vários gêneros e vários escritores. A escrita tem o seu grande valor. Mas nem tudo que se escreve tem valor. Muito vai se perder no escoadouro do tempo. Mas julgo o registro fundamental para a historiografia. Continuo admirando os grandes filósofos e escritores como Schopenhauer, Cioran e Nietzsche. Na literatura o que menos me apraz é o romance, não senti tanta influência no romance ou mesmo novelas, como ainda sinto na crônica, contos e poesia. Fui um leitor inveterado de jornais, revistas e enciclopédias como Barsa, Mirador etc. Fui e sou um leitor contumaz de ensaios. Menos nesse último ano. Talvez tudo isso se deve ao meu interesse por conteúdos e não pela imaginação. O mesmo se dá ultimamente com filmes. Afora alguns clássicos, vivo muito bem sem a leitura de romances sem ter qualquer tipo de abstinência. O importante é ter escritores para escrever e leitores para ler. O problema é que todos querem ser escritores e não  leitores, uma porque ser leitor não dá status.

Wilson Luques Costa 

Comentários

Postagens mais visitadas