MARIA DE LOURDES ALBA

 

Fizemos algumas perguntas orientadoras para a poeta Maria de Lourdes Alba. As respostas estão logo após as perguntas


 1 - Fale de você: onde nasceu? qual formação? onde vive? o que faz?


2 - Quais são os seus escritores preferidos? Por quê?


3 - Como é o seu cotidiano?


4 - Quantos livros publicou?

 

5 - Quais foram as suas alegrias literárias? 


6- Quais foram as suas frustrações literárias?


7 - Qual é o seu objetivo na literatura?


8 - Você julga a escrita superior à oralidade? Por quê?


9 - Como você se organiza para escrever?


10 - Você quer ser reconhecido? Por quê?


11 - O que é um poeta ou um escritor?


12 - Todo escritor é vaidoso?  


13 - Como você lida com o fracasso?


14 - Como você lida com o sucesso?


15 - Qual é o autor contemporâneo que, de fato, você admira? Seja sincero (a). 


16 - Espaço aberto para sugestões de perguntas e 

 

 

  1. Nasci em São Paulo, Capital, sou jornalista diplomada com Pós-graduação em Comunicação Jornalística.

Sempre morei em São Paulo, sou aposentada.

  1. São muitos os escritores: Franz Kafka, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Camões, Miguel de Cervantes e tantos outros.
  2. Sempre acordo cedo e por conta da pandemia o que mais faço é ler e as vezes escrever. Participo de saraus e sempre fui a lançamento de livros e Bienais e Feiras Literárias, mas no momento tenho que aguardar.
  3. Dezesseis, sendo 14 de poesias, 01 de frases e pensamentos e uma pequena novela.
  4. Tive muitas alegrias literárias: recebi alguns prêmios, lancei vários livros, fiz bons amigos.
  5. Tenho algumas frustrações sim. Recordo uma certa vez que tive poemas visuais expostas na Faculdade Cásper Libero e determinados alunos não gostaram e falaram que aquilo não era poesia. Aceitei de bom grado só que uma colega de classe ficou preocupada e avisou que eu era a autora. As duas figuras na hora mudaram de opinião e disseram que o trabalho era muito bom. A falta de sinceridade dói.
  6. O meu objetivo é continuar escrevendo e mostrando o meu trabalho.
  7. Não. Considero coisas diferentes a escrita da oralidade. Eu escrevo, mas na oralidade deixo a desejar.
  8. Não me organizo. Na hora que acho que devo pego o papel e a caneta e faço.
  9. Acho que ser reconhecido não depende do escritor. Acho que o reconhecimento ajuda a continuar.
  10. Uma pessoa igual a tantas outras. O que acontece é que eles tem aptidão com o papel, com a observação das coisas e da solidão.
  11. Não sei dizer. Acho que a vaidade depende da pessoa, não do ofício.
  12. Lido muito bem. O fracasso é meu companheiro desde sempre.  
  13. Com timidez e recolhimento.
  14. São muitos. Para citar alguns: Menalton Braff , Milton Hatoum, Wilson Luques, Caio Porfírio Carneiro, Flora Figueiredo e tantos outros.
  15. Agradeço a oportunidade de estar com grandes autores no blog.

 

 

AUTORIZO A DIVULGAÇÃO.

Maria de Lourdes Alba


Comentários

Postagens mais visitadas