MARIA DE LOURDES ALBA



  1. Fale de você: onde nasceu? Qual formação? onde vive? O que faz?

Nasci em São Paulo, Capital, sou jornalista diplomada com Pós-graduação em Comunicação Jornalística.

Sempre morei em São Paulo, sou aposentada.

 

  1. Quais os seus escritores preferidos? Por quê?

São muitos os escritores: Franz Kafka, Florbela Espanca, Fernando Pessoa, Machado de Assis, Camões, Miguel de Cervantes e tantos outros.

 

  1. Como é o seu cotidiano?

Sempre acordo cedo e por conta da pandemia o que mais faço é ler e escrever.

Participo de saraus e sempre fui a lançamento de livros e Bienais e Feiras Literárias, mas no momento tenho que aguardar.

 

  1. Quantos livros publicou?

Dezesseis, sendo 14 de poesias, 01 de frases e pensamentos e uma pequena novela.

 

  1. Quais foram as suas alegrias literárias?

Tive muitas alegrias literárias: recebi alguns prêmios, lancei vários livros, fiz bons amigos.

 

  1. Quais foram as suas frustrações literárias?

Tenho algumas frustrações sim. Recordo uma certa vez que tive poemas visuais expostos na Faculdade Cásper Líbero e determinados alunos não gostaram e falaram que aquilo não era poesia. Aceitei de bom grado só que uma colega de classe ficou preocupada e avisou que eu era a autora. As duas figuras na hora mudaram de opinião e disseram que o trabalho era muito bom. A falta de sinceridade dói.

 

  1. Qual é o seu objetivo na literatura?

O meu objetivo é continuar escrevendo e mostrando o meu trabalho.

 

  1. Você julga a escrita superior à oralidade? Por quê?

Não. Considero coisas diferentes a escrita da oralidade. Eu escrevo, mas na oralidade deixo a desejar.

 

  1. Como você se organiza para escrever?

Não me organizo. Na hora que acho que devo pego o papel e a caneta e faço.

 

  1. Você quer ser reconhecido(a)? Por quê?

Acho que ser reconhecido não depende do escritor. Acho que o reconhecimento ajuda a continuar.

 

  1. O que é um poeta ou um escritor?

Uma pessoa igual a tantas outras. O que acontece é que eles tem aptidão com o papel, com a observação das coisas e com a solidão.

 

  1. Todo escritor é vaidoso?

Não sei dizer. Acho que a vaidade depende da pessoa, não do ofício.

 

  1. Como você lida com o fracasso?

Lido muito bem. O fracasso é meu companheiro desde sempre.  

 

  1. Como você lida com o sucesso?

Com timidez e recolhimento.

 

  1. Qual é o autor contemporâneo que, de fato, você admira? Seja sincero (a).

São muitos. Para citar alguns: Menalton Braff , Milton Hatoum, Caio Porfírio Carneiro, Flora Figueiredo e tantos outros.

 

  1. Espaço aberto para as sugestões de perguntas e palavras finais.

Agradeço a oportunidade de estar com grandes autores neste blog.


Comentários

Postagens mais visitadas