ENTREVISTA PARA O BLOG DO SILVA PRADO


 No ano passado como faz com todos os seus professores e alunos, o blog do Silva Prado me entrevistou. Procuro retransmitir  aqui o conteúdo do Blog. Dei também em vídeo um depoimento sobre a situação do Brasil. Não houve nenhum preparo. Por isso, algumas falhas. Eu gosto de falar de chofre sem papel nem nada e por isso o abismo que me coloco. Fiz aqui pequenas revisões de digitação. Por isso, estou colando aqui. Eu só tenho a agradecer a aluna Fernanda, presidente do grêmio, e o meu colega Alexandre Ramos pela oportunidade. São poucas as escolas que fazem esse trabalho com os seus alunos e professores.  Parabéns e muito obrigado!


QUINTA-FEIRA, 3 DE NOVEMBRO DE 2016


NEM ARISTÓTELES, NEM SÓCRATES... O FILÓSOFO DA VEZ É O WILSON!


A Filosofia é muito importante para nós, embora muitos não saibam da sua importância. Ela nos ajuda a desvendar os mistérios e histórias da nossa existência, compreender o porquê e a razão fundamental para tudo o que existe.


A Filosofia é a busca constante do conhecimento, da verdade; é um olhar para dentro de nós mesmos, está sempre à procura de respostas, é um ato filosófico de o homem refletir, criticar e argumentar o pouco conhecimento que tem diante desde mundo imperfeito e maravilhoso que vivemos. E ela nos desafia a despertar nosso espírito crítico, para que possamos ter uma visão clara diante dos fatos da vida e dos extremos da natureza humana como a vida e morte.


Para ser filósofo ou para filosofar não precisa ser famoso como Aristóteles, Sócrates, ou Platão. Dentro disso temos uma das figuras mais conhecidas no Silva Prado, o Prof. Wilson, de Filosofia. 


E hoje a entrevista é com ele!!!


Prof. Wilson, leitor voraz


BLOG: Há quanto tempo o senhor leciona no Silva Prado? E de magistério?


PROF° WILSON: Eu leciono no Silva Prado desde 2008, ano que ingressei via concurso. Na verdade, eu tenho relativamente poucos anos de magistério. Precisamente eu posso dizer que leciono desde Junho de 2005.


BLOG: Por que optou pela área de humanas? E por que Filosofia?


PROF° WILSON: Optei pela área de Humanas, porque sempre foi a área que me interessou mais, não obstante interessar-me pela área de Exatas.  O interesse pela Filosofia deu-se de forma natural. Houve um determinado momento em minha vida que eu me apaixonei por livros e principalmente pela literatura. Tornei-me praticamente um autodidata frequentando sebos, livrarias, bibliotecas e centros culturais; e foi por conta desse autodidatismo que eu acabei me interessando pela Filosofia. Mas as coisas não foram fáceis, porque no Brasil o que vale são os títulos e não o conhecimento. Nesse sentido, eu posso dizer que tive de correr atrás da titulação em licenciatura em Filosofia. Na verdade, antes de querer lecionar no Ensino Médio, eu já cursava mestrado em Filosofia pela PUCSP, mas o mestrado não me permitia lecionar no Ensino Médio. Então, tive de correr atrás de minha licenciatura, ingressando no curso de Filosofia do Mosteiro de São Bento, transferindo-me no outro ano para o Claretiano, onde obtive uma formação mais rápida que culminaria com o meu ingresso no Silva Prado.


BLOG: Em qual faculdade se formou?


PROF° WILSON: Quanto à minha formação, eu posso dizer que passei por várias Faculdades e Universidades, mas que nem todas eu concluí. A primeira formação foi em Jornalismo no ano de 1983 pela UMC. A licenciatura em Filosofia eu obtive, como já informado, no Claretino. Sou também pós-graduado em Psicologia pela USP e em Filosofia pela Unesp. Cheguei também a frequentar cursos em nível de mestrado (sem concluir) em Filosofia na PUC-SP, e estudos livres e instrumentais de grego e latim no mosteiro de São Bento.


BLOG: Que estilo musical o senhor gosta de ouvir? Nos recomende uma música ou cantor/banda.


PROF°WILSON: O meu gosto musical é bem eclético, mas gosto, sobretudo, de MPB. Fui formado ouvindo música brasileira com meus pais e tios. Gosto muito de Rock nacional também. Das bandas nacionais eu gosto de Titãs, Ira, Barão Vermelho etc. Gosto de Caetano, Chico Buarque, Cartola. Eu recomendaria conhecer o gênio que foi Cartola, mas eu gostaria de indicar Marvin, dos Titãs. Eu creio que essa música resume um pouco a minha vida. É um pouco o meu hino.


BLOG: Como é sua relação com os alunos?


PROF°WILSON: Do meu lado, eu julgo a minha relação com os alunos muito boa. Sei que não consigo agradar a todos. Mas eu os amo. Eu me vejo neles. Eu acredito em todo aluno. Muitos nos surpreendem no último segundo. Não consigo perceber o talento de todos num só olhar. Eu procuro respeitá-los. É o mínimo que eu posso fazer. Sei que falho em muitas aulas, mas tenho muita vontade de aprender e ensinar. Eu acho que de tudo, fica a nossa amizade e o respeito. Todo professor é um pouco frustrado, porque sabe que poderia conseguir mais. Também não culpo os alunos nem os sistemas. Procuro me avaliar e mudar o que está errado comigo. Eu como professor tenho de chamar a atenção da aula. Eu tento, mas nem sempre consigo. Mas ser professor é a minha vocação. Eu planto sementes; da colheita quem sabe é o futuro. 


Muito obrigado pela entrevista e um abraço bem carinhoso em todos os meus alunos e ex-alunos.


BLOG: Muito obrigada por ceder essa entrevista professor, sucesso sempre!


PROF°WILSON: Muito obrigado, Fernanda!


DEPOIMENTO


Fizemos três perguntas ao Prof. Wilson, sobre a situação atual do Brasil, o filósofo que melhor poderia nos explicar essa situação e como sair da crise civilizacional ao qual estamos passando. O resultado foi uma aula de conhecimento e sabedoria, que só os mestres possuem.


Wilson Luques além de professor é escritor e poeta. Possui alguns livros publicados e, atualmente, vem investindo em pequenas publicações, que distribui entre colegas e conhecidos. 

Nesse sentido, podemos dizer que é intelectual orgânico, totalmente underground, longe do mainstream. O nosso Kant da Zona Leste.

Comentários

Postagens mais visitadas