O SIMULACRO DO FUTURO

 Foi esse texto que saiu publicado na Coyote número 8 em 2003. Só alguns fragmentos iniciais ocupando 4 páginas. Esse texto foi escrito de uma tacada. Usei o fluxo de consciência.




O SIMULACRO DO FUTURO


1


sim, monsenhor... 

sou de aquário... 

o que me possibilitou, 

depois de centenas e centenas de pirronistas, 

que tentaram me desconsiderar por todos esses anos,


aceder ao fechamento de um silogismo, 

que eu já desconfiava,


desde quando daqui deste pináculo ou como queira o monsenhor,


daqui deste outeiro, 

que diz respeito à minha genialidade, 

assegurar-lhe nesse momento,


que acabo por definir e dar por acabado um conceito que veio há anos aturdindo 

a todos da população...


2


sim, monsenhor...


não desconsidere o fato 

de haver muitos canalhas nesta cidade...


o fato de haver muitos canalhas nesta cidade, 

não impedirá de maneira alguma


que eu lhe relate esse conceito antediluviano 

que viemos perquerindo


ou até mesmo 

tentando 

encontrar 

bojo de sua saliência...


acresce-se ainda, monsenhor...

que não obstante


a minha genialidade,


devo confessar-lhe como se deu tal episódio...


3


mas antes, monsenhor...

devo informar-lhe que nesta cidade há muitos canalhas...


sim, monsenhor, foi o fato de haver muitos canalhas nesta cidade,


que me induziu à inserção 

neste processo sistemático 

de ensimesmamento,


o que me possibilitou 

como já relatei


ao assentimento dessa ideia, 

que agora 

denota a minha genialidade,


ratificando de modo cabal e epistemológico


o meu axioma...

que no entanto 

não deverá surpreendê-lo,


por se tratar 

na verdade, 

de um pleonasmo tautológico...


4


a verdade, monsenhor...


a verdade 

está a dois palmos 

de nossas retinas...


mas não posso desdenhar o fato 

de eu ser de aquário, monsenhor...

para eu ter chegado 

a esse paradigma...


não sei, monsenhor...

como o conceituei 

e como cheguei ao limiar 

de 

uma 

conclusão perene 

e que julgo satisfatória...


talvez seja o fato 

de minha concepção 

ter se dado provavelmente em meados de maio, monsenhor... quando as flores restabeleciam 

o seu viço e as sebes ornamentavam o asfalto com seus juncos...


5


mas o fato, monsenhor...

o fato é que a verdade 

veio à tona...


a verdade 

que estava a dois palmos de nossas narinas...

não que essa verdade 

viria a ser descoberta 

por quaisquer cânones...


não, monsenhor... 

a verdade veio 

de forma intuitiva...


que apesar 

da minha genialidade, monsenhor...


não poderia 

eu julgá-la, 

tal como bergson a teria julgado...


mas posso considerar que essa minha 

tal genialidade, monsenhor...

seja um mix de ilação e intuitividade...


e o fato, monsenhor...

de haver muitos canalhas, 

nesta cidade, não me impediu 

de chegar a esse desparadoxo...


6


não foi, monsenhor...

a fenomenologia 

que me levou...


não, monsenhor...


nem, contudo shakespeare 

ou la rochefoucauld


nem mesmo qualquer aforismo 

ingênuo e tolo que me levou...


sim, monsenhor...

foi um jogo...


talvez um pecado 

pelos cânones 

estabelecidos...


talvez tenha sido 

um impulso 

pré-lógico...


talvez, monsenhor...

um impulso natural


a verdade, monsenhor...

é que tal fato 

deu-se em meados 

de fevereiro... quando 

todos estupefatavam-se 

com essas danças esquisitas...


7


não julgue tal fato 

um absurdo, 

monsenhor... e não desconsidere 

que o fato de termos muitos canalhas 

nesta cidade é o que me fez 

pensar em silêncio...


não foi no intuito de um potlatch, monsenhor...

que canalizei e dissipei toda minha energia...


não, monsenhor... não deve haver tolerância 

quando se asculta o significado das coisas...


e a verdade, monsenhor... é que o meu juízo 

está ratificado em todos os seus aspectos eloquentes...


8


eu, monsenhor... jamais olvidaria qualquer 

aspecto que diferisse de minha metodologia...

a não ser o fato empírico das incoerências 

inolvidáveis... não pense, monsenhor...

que esta verdade resida em aspectos singulares, 

já que me encontro nesse círculo adiante...


9


devo também lhe informar, 

monsenhor... desse aspecto...


esse fato, monsenhor...

não deve ser arguido...


os canalhas desta cidade 

não devem ser refratários 

quanto a essas premissas, 

às quais me referi...


10


pois bem, monsenhor,,,

necessito contar-lhe 

como tudo ocorreu...


11


sim, monsenhor...

eu estava distraído observando 

um felino nefelibata, quando me deparei 

com essa antinomia... aí pensei: acabo por definir 

tal antinomia... é simples: posso muito bem defini-la 

e superá-la por uma razão simples, já que me encontro nessa situação que me permite de forma empírica aplicar toda a teorética até então consagrada... se posso, monsenhor... desta forma estabelecer e consagrar algo que vem sendo perquerido há séculos, posso também julgar-me um gênio dentre muitos canalhas que residem nesta cidade...


12


e aí, monsenhor...

estabeleci algumas regras, 

mas vi que toda metodologia empregada 

ia me desviando dos conceitos estabelecidos...

aí então retornei ao puro silogismo 

que, apesar de simples, deu-me todo o substrato 

para a canonização desse conceito...


13


eu, monsenhor... confesso que fiquei perplexo, 

quando percebi que o julgamento 

que eu fazia, era mais simples do que eu pensava... 

e aí pensei: será que outros aquarianos como eu 

tiveram esses mesmos insigths, quando muitos desta cidade, sobretudo os canalhas, dançavam uma dança esquisita....


14


ah, monsenhor... não julgue depois que eu lhe relatar esse insight, que tal desvelamento seja um verdadeiro ovo de colombo...


não, monsenhor... os ovos de colombos só funcionam 

quando se quebra a casca que os envolve...


sim, monsenhor... muitos dirão: mas se trata 

de um verdadeiro ovo de colombo...


15


sabe, monsenhor... não negaceio o desejo que em mim se instaura neste momento...


o desejo tem comichões inescrutáveis... 

gostaria já de chofre lhe dizer como tudo ocorreu...

mas vou boderjando pelas encostas, sem saber 

com convicção se esse relato estará muito bem consagrado...


16


mas, monsenhor... retornemos...

quando, monsenhor... lhe digo: retornemos...

já quase lhe atiro um fio condutor, 

entretanto, monsenhor... um aquariano nesta minha condição de genialidade só poderá na verdade retornar... já que esse retorno induz, ao menos em sua sutilidade, o que passo logo a lhe relatar...


17


sei, monsenhor... que muitos neste momento 

julgam-me orgulhoso, ardiloso e tudo mais.... 

mas esse conceito emergiu mais em função 

de um mourão estático no qual todos se apoiam...


18


sim, monsenhor...

eu estava com as duas palmas apoiando 

o meu queixo...


era um devaneio...

um simples devaneio...


na verdade, 

eu não pensava em nada...


mas me perguntei: 

como posso não pensar em nada...

já que pensar em nada, 

significaria algum pensar...


na realidade 

eu 

pensava algo...


aí, monsenhor...


eu repensei 

e repensei 

e lembrei


que há muitos canalhas 

nessa cidade...


mas desdenhei 

tal 

fato


porque 

pensar 

é ficar 

doente 

do pensamento...


alguém já disse isso

alguma 

vez...


mas 

não sei se pensava 

ou não pensava...


eu 

despensava 

na verdade...


as minhas mãos 

como 

aquele 

mourão


e o meu queixo 

nelas apoiado...


eu 

pensava 

despensava...


e aí disse para mim mesmo:


sou...


sim...


devo admitir 

tal verdade...


sim,


sou 

um 

gênio...


mas aí pensei:


mas e a humildade...

mas ao mesmo tempo pensei: 

sou um gênio...


sim, descobri...


19


não, monsenhor... 

eu não seria um gênio, se fosse o que o senhor está pensando....


só eu, monsenhor...

um aquariano, 

poderia chegar 

a esse desvelamento...


20


e foi quando eu apoiava 

sobre as minhas mãos o meu queixo que pendia...

que eu disse:


heureca! 

heureca! 

heureca!


sim, eu o vislumbro, ou melhor: eu sinto o seu odor...


21


eu não sabia, monsenhor...

que ele tinha odor...


é um odor fétido, monsenhor...


é um odor que se espraia...

que se dissemina...


jamais pensei em minha vida que seria através de minhas narinas a descoberta...

o desvelamento....


22


então sucedeu, monsenhor...

que 

toda a descoberta 

passava 

pelas minhas narinas...


e eu, 

monsenhor...

sentia o seu cheiro...


eu perguntava-me:


como eu, 

um tosco aquariano, 

que não sabia que era um gênio, 

vim aportar aqui...


que nau ou saveiro me trouxe... 

não me lembro...

não me lembro...


eu 

ainda 

me perguntava:


como 

aqui 

vim 

fundear....


qual 

quilha...


qual embarcação...


qual vento...


qual 

leste 

ou 

oeste...


qual correnteza...


qual 

maresia...


qual veleiro...


será que posso retornar...


já não tenho noção do tempo... 

o tempo aqui 

se quebra como os leves 

cristais... e eu, monsenhor...

ansioso, olhava para 

a frente, mas eu não enxergava nada...


eu 

perguntava:


então seria isso...


fiquei desconsolado...


einstein naturalmente tinha nos iludido... 

einstein fora um impostor... 

que os muros 

dos 

tártaros 

desabassem 

sobre 

a cabeça 

de einstein...


23

e eu, monsenhor...

solitário, 

lá naquele escuro,


eu chorava...


sim, monsenhor...

eu pedia socorro 

a einstein, 

mas einstein não me ouvia...


eu não suportava mais o odor... 

eu queria retornar...


mas lembrei-me dos canalhas da cidade...


24


então fiquei indeciso...

como seria o meu retorno... 

eu tinha perdido 

a noção do tempo...


o tempo 

tinha se partido...


à minha 

frente mais nada...


eu podia voltar...


é concedido a um aquariano o retorno...


será que é concedido...


mas voltar pra quê....


mas ficar pra quê também...


25


então, monsenhor...

embrenhei-me 

nessa 

triste aporia...


mas 

se eu 

já 

me 

encontrava 

lá...


restava-me 

consolo 

ou 

regozijo...


mas einstein havia mentido:


E=mc2...


não... 

eu não compreendia nada daquilo...


nada...


nada...


nada...


26


einstein 

naturalmente 

havia 

mentido...


aí, monsenhor...

eu 

comecei a chorar...


eu chorava 

copiosamente...


era uma torrente de lágrimas...


lágrimas de alegria por aportar naquele navio...

mas mesmo com as lágrimas eu via, monsenhor...


eu 

via dali muitos 

mendigos....


eu via a fome, 

monsenhor...


eu via a penúria arrebatando

de forma repelente...


eu via a agrura 

que se deitava 

naquele horizonte...


mas lá não havia horizonte...

lá era o fim e o começo, monsenhor...


mas eu via nitidamente...

eu me escorava em meu próprio corpo...


eu, um aquariano, sozinho...

e eu me escorava...


eu 

queria 

retornar...


mas 

não podia retornar, monsenhor...


era lá, monsenhor...

eu havia chegado...


eu e minha genialidade...


27


eu 

não 

estava só, 

monsenhor...


eu 

estava 

acompanhado...


eu palmilhava 

ponto 

por 

ponto...


eu 

queria 

conhecer 

a sua estrutura...


eu queria conhecer o seu solo...


eu havia chegado...


eu sei que um filósofo 

já dissera 

que 

ele 

dura muito tempo...


mas eu havia chegado...


28


procurei 

adaptar-me 

àquele odor, 

monsenhor...


donde vinha aquele odor...


eu me perguntava...


29


eu sozinho lá, 

só 

me perguntava...


30


sim, 

monsenhor...

confesso 

que 

me 

decepcionei...


zanguei-me 

por uns instantes...


aventei 

um 

caminhar...


mas eu não podia 

mais caminhar...


lá era o limite...


só me restava o retorno...


mas 

como 

retornar...


por 

quais 

atalhos...


por 

quais 

caminhos...


mas eu precisava retornar...


não...


eu não queria mais estar ...


eu queria retornar....


pensei todas a formas de retorno...


mas era isso que eu queria?...


mas 

era 

isso 

que 

a humanidade 

queria?...

aquele odor...?


31


era só isso...


tantos ensaios...


tantos...


tantos...


tantos...


então era aquilo...


oh, 

também 

althusser 

estava 

errado...


não...

não...


althusser estava errado...

lembro-me daquela frase 

no quadro negro...


mas 

eu 

estava 

lá...


eu 

tinha 

chegado...


einstein: E=MC2...


não podia ser...


32


sim, monsenhor...

sou de aquário...


eu 

ensimesmado...

querendo 

retornar...


eu 

tinha 

fechado 

todo 

silogismo, 

monsenhor...


agora eu era um gênio absoluto...


sim, monsenhor...


eu era um gênio absoluto...


sim, monsenhor...


esse era o meu vezo...


eu, 

que todos julgavam 

um 

tosco 

aquariano, 

nascido 

nesta cidade de bárbaros...


33


então eu, 

um aquariano 

tinha chegado....


34


e eu via...


eu via 

a maldade 

com os 

dois punhos 

cerrados...


eu via 

a inveja 

que 

forcejava 

uma janela 

escura...


eu via 

os 

perdulários 

malsinando 

uns 

aos 

outros...


eu 

perguntava...


não...


eu já não perguntava...


como eu poderia 

perguntar 

para 

mim mesmo...


eu 

que 

tanto 

me 

perguntava...


e eu me embaraçava...

eu 

me perdia...


como pode um aquariano 

se perder...


mas eu me perdia...

eu me confundia...


35


mas eu via a barbárie...

eu via a fome...

de lá eu podia 

enxergar...


eu via midas 

perdido 

num 

labirinto...


midas 

cravejado 

de ouro 

diamantes...


sobre 

o dorso 

de midas 

um 

rubi 

encarnado...


eu via leopold bloom...


eu via tudo...


uma leve brisa doce 

soprava 

por 

sobre 

as cabeças nuas 

num cochicho...


eu via uma terra parda úmida...


sim ...


eu via duas vestais de dublin...


eu havia chegado...


36


não...


lá não era o paraíso...


fomos enganados...


fomos ludibriados...

lá não era o paraíso, monsenhor...


37


como pude pisar 

em 

solo 

tão 

estranho...


meu jeito estouvado 

de 

aquariano 

se 

perdia 

naquela 

imensidão...


38


todos ririam de mim...


todos... todos... todos...


eu, um aquariano que ousou chegar aonde 

não se chega...


eu tinha ido 

contra 

lei 

da gravidade...


eu flanava de um lado 

pro outro...


39


sim, monsenhor...

os canalhas desta cidade, 

na certa ririam de mim...


ririam da minha derrelição...


eu um homem sem horizonte 

que capengava naquele solo...


eu, desamparado....


40


mas 

eu 

havia 

chegado...


eu via 

a deusa fama 

baldeando 

de 

valeta 

em 

valeta...


a deusa fama 

vestida 

de 

azeviche...


eu 

fazia 

minha 

doxologia...


mas qual deus 

me 

escutava...


meu rito era inócuo...

eu sucumbia sobre a planície 

da desilusão...


41


aí, monsenhor...

a chuva começou a cair...

caía em pingos ralos...

pingos tênues...


procurei me quedar 

em 

qualquer 

ancoradouro, monsenhor...


de 

repente 

um dilúvio...


os raios se 

espatifavam 

sobre as

crateras 

labirínticas...


ventos 

se 

convergiam 

num 

vulcão...


redemoinhos 

de 

fogo 

acendiam 

ascendiam 

aos 

céus...


torvelinhos 

de 

esperança 

abatidos 

sob 

tacão 

perpétuo 

da 

maldade...


chovia, monsenhor...


42


um 

pássaro 

gigante 

sobrevoava 

sobre 

minha 

cabeça...


eu

suportando 

todo 

aquele 

solo 

pedregoso...


43


subitamente 

começou 

trovejar...


assustei-me 

mais 

ainda, monsenhor...


um 

aquariano 

da 

minha 

estirpe 

sem 

jaça

tem 

medo...


assustei-me 

com 

trovejar...


pendiam 

pétalas 

de 

poesia 

naquele 

mar 

de 

fogo...


mar 

ígneo 

onde 

brotava 

uma 

pétala 

de 

rosa...


mas 

logo 

mar 

se 

encrespou 

céu 

irou 

as 

suas 

vísceras...


o mar e o céu unidos por um só desejo...


44


eu já não entendia mais nada, monsenhor...

eu ouvia a algaravia dos silêncios...

fiquei com medo, monsenhor... muito medo...


eu, 

monsenhor...


sozinho naquele solo pedregoso....

fiquei com medo....


45


um cérbero latia ao fundo...

com ondas variegadas meu cérebro sucumbia... 

tive 

um leve desmaio...

mas logo me avistei inteiriço....


46


eu 

me 

perguntava, monsenhor...


como 

pode 

um 

aquariano 

da minha 

estirpe 

ter 

chegado 

naquelas 

paragens...


47


mas depois da trovoada 

o sol 

se plantou...

aquele sol parecia 

um 

dândi 

com seus raios esféricos 

e escaldantes...


48


a chuva intimidou-se...

mas 

logo 

o plúmbeo das nuvens desceu entre os álamos das cordilheiras....


e eu me afeiçoei aos álamos...

e eu 

me afeiçoei às cordilheiras...


sentei, monsenhor, e comecei a chorar....


49


cérbero, atento, ouvia os meus lamentos...

o plúmbeo chumbo derretia e esfacelava- 

se sobre os montículos espessos...


acintosamente 

vários dutos entrelaçaram-se formando uma espiral elíptica...


por sobre aqueles dutos 

erigiu-se 

um degredo 

de gelo caucasiano...


pelos 

dutos transcorria uma água gélida ...


50


um vento tépido varreu os cabelos encaracolados e frouxos da harmonia...


51


e cérbero...

eu vi, monsenhor....

eu 

vi 

cérbero postado como a um guarda 

da realeza...


não 

sei, monsenhor, 

quem 

cérbero protegia...


porque lá era um vasto povoado de tédio e vazio...


52


não, monsenhor, não se tratava do hades ou do inferno...


não, 

monsenhor, 

não 

se tratava 

também 

do 

firmamento...


nem tampouco, monsenhor...


do purgatório....


53


não, 

monsenhor...

um aquariano da minha etnia, 

jamais conheceria 

o cáucaso de perto...


54


não monsenhor, 

dante 

já havia nos mostrado 

todos 

os seus círculos 

com seus hóspedes 

e inóspedes...


55


eu, 

um 

aquariano 

tosco, 

monsenhor, 

caminhava 

sobre 

aqueles

páramos 

sem beatriz 

ou qualquer outra vestal...


56


sim, monsenhor...

eu vi as vestais de dublin...


57


mas caminhava sozinho...


58

o charco se apoderava das lídimas correntezas... 

o arco-íris 

despertava nos interstícios das gelosias...

um abajur fulvo observava as suas saliências...

os livros repletos de ácaros aguardavam por um leitor voraz...

o sol repelia a chuva...

eu recebia encomendas de paris...


59


vinham versos bem concatenados por uma poetisa em degredo...


60


a poetisa deitava-se sobre os versos da saudade 

e arpejava seu peito qual uma lira...


61


a poetisa em degredo chorava lágrimas de poesia...

seus versos emocionavam o poeta...

a poetisa resgatava o seu amor perdido através das palavras...


62


as palavras salvam, monsenhor...

as palavras salvam...


63


mas, monsenhor...

eu não estava a salvo... 

eu, lá naquele labirinto, estava sem palavras...

as 

palavras escorriam no sumidouro do esquecimento...


64


letra por letra ia se desajustando...

as frases já não se concatenavam... 

e os canalhas da cidade aguardando um ditirambo qualquer...

os canalhas queriam qualquer coisa...

mas 

não havia palavras...

as palavras já não expressavam mais nada...

as palavras não representavam mais nada...

letras eram trocadas... 

parecia uma dislexia...


65


aí que não se compreendia mais nada...

não havia mais linguagem...

tudo era muito incompreensível...

os 

hermeneutas 

postavam suas cabeças nos incunábulos...

mas os incunábulos eram indecifráveis...


66


uma tristeza se abatia sobre mim...


67


de repente o tédio...

a solidão...


68


eu ia palmilhando aquele solo pedregoso...

aguardava uma ligação qualquer...

mas não havia sinais...

eram nove horas da manhã... 

sim, monsenhor...

lá eram nove horas da manhã...

era um fuso preciso...


69


um ato falho apoderou-se de mim...

eu 

agarrava-me à memória tentando escapar daquele pesadelo...

minha memória fraquejava...


70


de repente o silêncio...

ao fundo um ruído...

não, monsenhor, não era uma nota musical...

era 

um ruído, monsenhor... 

sim, 

monsenhor, 

eram 

vários ruídos...


não, monsenhor, 

não se agrupavam 

em notas musicais...


71


aí pensei, monsenhor:.

deve ser schönberg...

deve ser varèse ...


72


deve ser...

não...

não...

não deve ser...


73


porta 

abriu-se 

de 

chofre...


passos 

nas 

escadas...


silêncio...


outro passo...


pelo 

postigo alguém 

espiava...


ouvi uma outra voz...

não, 

monsenhor...


eu 

não 

estava 

mais 

sozinho...


quem estaria comigo, monsenhor...


74


as nuvens se adensavam no céu...

eu ouvia espasmos...

agora alguém subia a escada... 

outra 

dislexia...

aí 

pensei, 

monsenhor...

ela vem chegando...

vem 

sorrateira...

a passos lentos, monsenhor...

ela 

vem chegando...

ela 

vem pontuando o meu corpo...

ela vem anunciando...


75


uma turbina estremecia os meus tímpanos...

eu já não compreendia mais nada...

outro passo...

mais um...

uma cortina sacudida...


76


agora um diálogo...

pés nas escadas...

o diálogo se estende...

panegíricos 

de um lado a outro...

uma admoestação...

o vazio...

desesperança... 

eu ia captando tudo, 

monsenhor...

mas eu sentia medo....


77


ser um aquariano é terrível, monsenhor...

qual a sua lua, 

monsenhor...

não monsenhor, não mo diga...

não mo diga....


78


diálogo num crescendo... 

ao fundo um uníssono...

uma queda...

uma leve queda...


79


nove e dezessete, monsenhor, 

e o pesadelo não passava...

o tempo originário revelou-se...

cheguei 

ao 

limite 

do percurso...

eu precisava voltar...

a tontura que se seguiu era uma grande revelação...


80


recaída 

recuperação...


81


história com final feliz...


82


uma voz....


83


tonitruante....


84


meu batismo.....


85


minha prima tonsura....


86


palavras 

jogadas 

ao 

léu...


palavras 

sem sentido...


palavras...

palavras...

palavras...


87


e os canalhas, monsenhor...

os 

canalhas 

ririam...


todos 

canalhas 

ririam, 

monsenhor...


mas 

eu não me deixei abater...


segui jornada adentro...


88


fui 

caminhando...


avistei 

um detento sentado em praça pública...

mercadejava 

seus signos...


um escriba funéreo o acompanhava....


89


gentis homens, 

monsenhor...


eu os via de forma translúcida... 

um véu de neblina cobria-lhes as faces....


90


a multidão caminhava desesperadamente...

os carros alçavam as suas sirenes...

ambulantes 

num 

alvoroço...

mendigavam 

espórtulas 

mendigavam moedas...

vinténs....

mendigavam pão...


91


a cicuta 

milimetricamente 

sorvida...


92


livros...

jornais...

badulaques 

à 

mancheia...

música 

em 

excesso...

abundância...

desperdício...

padres 

nas praças...

messiânicos com seus cantochões...


93


circenses com línguas de fogo...

labaredas 

nos 

cruzamentos...


helicópteros 

sobrevoando 

os 

heliportos...


stress...

tensão...

bílis... 

ódio...

malversação...

anseios gratuitos...

pactos...

desordens...

assassinatos...


94


seqüestros...

injúrias...

difamação... 

dinheiro...

ouro...

piruetas...

extorsões....

amabilidades secretas...

sofistas decadentes...


95


rio 

caudoloso...

labirintite...

pressões 

desarticuladas...

lágrimas...

vestígios... 

arruaças...

dízimos...

moedas...

moedas...

moedas...

gincanas...

espermas 

contaminados...

exibições 

gratuitas...

quinze minutos...

menos...

muito menos...


96


um minuto...

nada...

nada...


97


revolucionários...


98


utópicos...


99


caleidoscópio...

vertigem...

atores mambembes...

saraus...

cantos...

festas...

ágora...

parlamentos...

agora... 

já...

daqui a pouco...

um 

instante, 

por 

favor...

não...

eu 

quero 

agora...

agora...

já...

imediatamente...

balas.... 

molotovs...

favelas...

samba...

cachaça...


100


vazio...


101


vazio...

vazio...

vazio...


102


buraco negro...

buraco...negro....


103


choupana...

messkirch...


104


novolin 70/30...


105


alaíde... 

ataúde...


106


alaúde....

starlix....

cho....cho...cho...

biografemas....


107


música...

saudade


vai 

voltar...


eu nada vou dizer...


desculpa se eu chorar...


108


ramal 245...

ramal 236... 

ramal 239...


109


o gato como uma estátua...


110


heidegger...

islã...

benjamin...


111


buraco 

negro...

choupos...

cachopas...

buraco 

negro...

dormir...

conluios...

falsas 

cordialidades...

pequenas desavenças...

olhar 

despercebido...

mão 

na nuca... 

diálogos 

frugais...

dieta....

dependências... 

buraco negro...


112


o mercador...

e-mail...

buraco negro...


113


e eu ali , monsenhor...

e o tédio se apoderando de mim... 

eu 

ouvia vozes, monsenhor...

uma 

música 

indecifrável ao fundo... 

os prédios... 

revirava-me 

no 

leito 

da 

aflição...

as 

encostas 

perfuradas 

de desespero...

reminiscências...

óstracos...

a voz do poeta...

o poeta erigido num azulejo...

o poeta de black-tie....


114


dez 

para 

as três...


o fuso preciso...

mais portas...

calendários...

livros 

empilhados...

varal 

esvoaçando...

rota 

de ícaros...

cidade 

se 

verticalizando...

esporro...

raiva


gula...

destemperança... 

gráfico 

glicêmico...

perfurar o lóbulo...

não perfurar...

mais uma refrega ganha... 

eludir 

todo 

pensamento 

nefasto...

bravatas 

no ar...

revival...

eterno 

retorno...

nietzsche...

pop...

o esconso...

o guardado sob o véu...

a resistência.... 

cioran...

ter 

suprimento no bornal das idéias... 

de que adianta....


115


de que adianta, monsenhor....


116


duas e cinquenta e sete...

eram duas e cinquenta e sete...


117


já não eram mais...


118


o fuso impreciso...


119


nada mais era....


120


o sumidouro... 

o sorvedouro...


121


a barba por fazer... 

espelho... 

ducha... 

motores turbinados... 

a dieta... 

o rigor... 

a luta com o imponderável... 

o exercício....


122


e eu palmilhava as suas jardas... 

as suas medidas...

a areia na ampulheta... 

o tempo medido... 

o fuso preciso...


123


eu palmilhava, monsenhor....


124


eu, 

um 

aquariano...

o décimo primeiro signo do zodíaco...


125


o fuso preciso... 

rato no chinês...


126


todos ririam de mim, monsenhor...

todos... 

todos... 

todos..


mas eu palmilhava.....


127


09 de março...

o fuso difuso ...

o fuso impreciso...

imprecisão...


idéias suicidas...

lâminas...

estiletes...

morfina benjaminiana...


o medo do infinito...

labilidade de pensamentos...


resgate...

curvas...

parábolas

afetos...

desafetos...

retrospectiva...

perdas e danos...

saldo equitativo...

protelação dos fatos...

vale a pena...

não vale a pena...

procura do detalhe...

deus está no detalhe...

procura do detalhe...

cama...

cama...

cama...

pensamento...

despensamento...

toca o telefone...

o rescaldo atende...

tudo bem...

uma leve depressão...

dias renovados...

o fio de esperança... 

primeiras palavras...

strasse...

bild....

strand...

mutter...

vater...

ich...

spiel...

lieben....

aber... 

logos

eti

gar

arsenico

o buraco negro...

vazio...

o medo do infinito...


128


o medo do infinito....


129


o medo do infinito...


130


o medo do infinito...


131


o medo...


132


infinito...


133


infinito...


infinito....


sim, monsenhor...

esse é o meu vezo:


o futuro...


sim, monsenhor...


o futuro dura muito tempo...


mas é uma merda... monsenhor....

uma merda...


sim, monsenhor, eu lhe garanto ...


eu, monsenhor...

um aquariano, concebido em meados de maio, 

quando as flores restabeleciam o seu viço e as sebes

ornamentavam o asfalto com seu juncos...


sim, monsenhor, eu lhe afirmo:


o futuro é uma

merda... uma merda...


mas não durará muito tempo 

nas mãos dos canalhas desta cidade.....


sampa/séculoxxi

wilson luques costa

Comentários

Postagens mais visitadas