24/05/2007 

PEQUENA NOTA SOBRE FICHTE

Vou aqui fazer uma pequena tentativa de diálogo com Fichte.
Não tenho o livro em outra língua.
Tenho a edição dos Pensadores, e acredito que esteja
bem traduzido. Não sei se conseguiria também ler alemão.
Acho que não. Nem com um dicionário.
Mas vou procurar encontrar o texto.
Não vou dizer que comecei a ler o livro
em uma forma linear. Não! Li uma pequena introdução.
Depois pulei para o que me interessa no momento.
Muitos acham Fichte difícil.
É difícil para quem não está acostumado
com conceitos primários da lógica.
Acho até um pouco chato.
Há uma diferença entre chato e difícil.
Vou direto na página 27 sobre
O CONCEITO DA DOUTRINA-DA-CIÊNCIA.
Pensei em convidar algumas pessoas para lermos
Fichte step by step longe da academia. Mas depois desisti.
Fiz uma leitura bem superficial, enquanto assistia à televisão.
Antes quero falar que, pelo que me parece, Fichte tenta
subsumir a lógica à Doutrina-da-Ciência.
Mas vou ler com mais calma e com mais interesse,
antes de me aventurar. Por hoje, vou me ater a um
recorte da página 27 dos pensadores:
´...A = A é sem dúvida uma proposição logicamente
correta e, na medida em que o é, sua significação
é a seguinte: se A está posto, então A está posto...
´Agora irei saltar para a página 44 dos pensadores;
´1) A proposição A é A (tanto quanto A = A ,
pois essa é a siginificação da cópula lógica)
é aceita por todos e aliás, sem a mínima hesitação;
é reconhecida como plenamente certa e estipulada.
Se porém alguém exigisse uma prova dela,
ninguém se aplicaria a uma tal prova,
e sim afirmaria que essa proposição é certa,
pura e simplesmente, isto é, sem nenhum
outro fundamento; e ao fazê-lo,
sem dúvida com assentimento geral,
está conferindo a si a faculdade de
pôr algo pura e simplesmente.´
Faço notar que coloco o Paradoxo do Zero
em colisão ao que diz Fichte acima.
Noto que se se fizer a ressalva no PI,
por conta da insuficiência da aritmética
em justificar por que 1 x 0 = 0 --
Fichte estará em xeque em sua argumentação
e todo o sistema superveniente fadado ao fracasso.
Já fiz aqui também nesse blogue a distinção que
penso existir entre A = A e A é A.
Por ora não me estenderei mas vejo fissuras alarmantes
na sistematização de sua Doutrina-da-Ciência.
Como digo: O PZ é um problema em si e
tangencia outros sistemas.
É, na verdade, como em belo jogo de xadrez.
E eu que jamais joguei xadrez
nem coloquei um rei ou´ma rainha em aporia.

Comentários

Postagens mais visitadas