Uma pequena e irrelevante nota 

Estive lendo, neste final de semana, o livro Edmund Husserl (psicologismo, psicologia e fenomenologia) de Mario Ariel Gonzáles Porta.

Na verdade, posso dizer que li, sem muito compromisso, em meio a um almoço entre parentes, o primeiro capítulo do livro AS ORIGENS DA VIRADA ANTIPSICOLOGISTA EM HUSSERL.

Para o meu gosto e para o meu pouco entendimento do assunto o autor mais uma vez enverada num cipoal de escrita que não nos leva a algo que mereceria o apodo de uma clareza.

É evidente que ao lermos o livro vamos nos sentir um analfabeto em filosofia, porque praticamente não conseguimos penetrá-lo pela sua adrede estruturação amarrada.

É como se ele dialogasse sozinho, num solipsismo, ou para os seus pares.

E isso ocorreu em suas aulas na PUC-SP, como já tive oportunidade de citar no post anterior.

E isso já demonstra porque nas 51 páginas do primeiro capítulo a conversa parece um redemoinho madorrento.

Fui levando de teimoso.

Mas isso não me impediu de perceber o famigerado estratagema do dificultoso.

Ou melhor, vou falar de Husserl e poderia ser claro, mas como dizia Cioran: "uma ideia clara está fadada ao fracasso"; por isso esse nada dizer.

Como eu já disse: muito parto para um ratinho na montanha.

Mas como não quero parecer um crítico chato e ignaro, vou a um ponto do texto:

" Isto parece confirmar-se com a ulterior tese de que um nome não precisa consistir em uma palavra só, podendo muito bem consistir em várias. Assim, " a capital do Estado alemão" é um entre os possíveis nomes de mais de uma palavra de Berlim.  

Agora a minha posição. 

Primeiro: não estou me atendo se é o autor que concorda com essa citação atribuída ou se é citação de Husserl ou do seu êmulo; não importa. 

O que quero apontar é que há uma diferença entre ser Berlim e ser a capital do Estado alemão. 

Notem que Berlim poderá deixar de ser a capital do Estado alemão, e isso significa dizer que se grafarmos essa frase, a identidade cessará quando Berlim deixar de ser a capital do Estado alemão. 

Vamos imaginar que Bonn se torne a capital do Estado alemão, notem que não haverá mais um tipo de identificação. 

Ou seja, é muita ingenuidade filosófica de um, de outro ou de todos, ao não perceberem isso.  

Mas se já perceberam, bela percepção, se é que mesmo entendi pelo seu texto o que é percepção.

Quem sabe se isso não poderá possibilitar mais um desses vários colóquios ou outras bolsas pós-doc naquelas tão altruístas universidades da Alemanha.

Comentários

Postagens mais visitadas