12/12/2009 

Quando eu fazia mestrado em filosofia na PUC-SP, eu quase fui escorraçado numa aula de Teoria do Conhecimento, porque coloquei um problema que todos julgaram pueril e ao mesmo tempo intempestivo e todos acreditaram que eu estava perturbando a aula do eminente professor. Saí da PUC-SP muito triste e com uma solidão jamais sentida. Desci a rua da PUC-SP decidido a não mais voltar. Chegando em casa, nem lembro o que fiz. Encontrava-me solitário, mas certo de que propunha algo inédito. À noite, comecei a pensar, antes de dormir, e eu tive um insight, desci as escadas e anotei numa apara o meu pensamento. Noutro dia, logo pela manhã, comecei a rabiscar alguns pensamentos, rabisquei em vários papeis avulsos. Resolvi escrever um texto, posto que lia algo da Crítica da Razão Pura. Usei Kant como mote somente -- na verdade, o intuito era registrar o meu pensamento  num texto qualquer, num tipo de ensaio, para não ficar ali fragmentado. E eu fui escrevendo. Depois de pronto, eu o encaminhei para inúmeros intelectuais e isso passava por Cony, jornalistas da Folha e Olavo de Carvalho que eu nem conhecia muito bem. De repente, num sábado qualquer recebo um e-mail seu elogioso. Fiquei feliz. Naquele mesmo dia percebi que eu não estava louco nem sozinho. A esse conceito eu o denominei de Paradoxo do Zero. As pessoas que me acompanham no blog, já estão de saco cheio disso. Mas eu falo, porque o conceito me pertence. Já recebi outros tantos e-mails. Muitas universidades, sobretudo alguns professores da USP, nem me responderam. Mas eu não ligo. O que sei é que contribuo de uma forma ou outra para o debate da Epistemologia ou Teoria do Conhecimento. Eu não queria acreditar, mas uma colega uma vez assim me disse: Wilson, depois de você somente o déluge. É  mole? E olha que é! 

 ----- Original Message -----
Sent: Saturday, April 05, 2003 7:58 PM
Subject: Re: Texto

Prezado amigo,

Acho os seus estudos interessantes e valiosos, mas, no meio da confusão em
que me encontro (v. artigo de hoje no Globo), não me aventuro a examiná-los
como merecem. Aguarde mais um tempo, OK?

Um abraço do

Olavo de Carvalho

From: "Olavo de Carvalho"
To: "Wilson Luques Costa"
Subject: Re: ensaio
Date: Sun, 21 Sep 2003 14:45:38 -0300
Então vamos botar os seus ensaios na minha página, OK? Favor confirmar.

From: "Olavo de Carvalho"
To: "Wilson Luques Costa"
Subject: Re: ensaio
Date: Sun, 21 Sep 2003 04:48:26 -0300
Prezado Wilson,
...Você tem mesmo interesse em divulgar mais o seu trabalho? Posso transcrevê-lo na minha homepage, se você quiser. Não tive tempo de redigir os comentários que gostaria de fazer, mas acho que um bom resumo é o seguinte: Os princípios da dedução lógica, em si mesmos, só se aplicam ao domínio das essências puras, no sentido husserliano. Sua aplicação a qualquer domínio em particular (a qualquer "matéria", diria Aristóteles) requer o acréscimo dos princípios específicos desse domínio, com todas as precauções categoriais correspondentes. Ora, a quantidade é um domínio em particular, e portanto as regras da aritmética só equivalem indiretamente e imperfeitamente às da lógica geral. Daí os paradoxos que você tão certeiramente assinala.

Um abraço do

Olavo de Carvalho
From: site@carosamigos.com.br
To: granizosdosdeuses@hotmail.com
Subject: texto
Date: Wed, 16 Feb 2005 11:58:03 -0300
Olá, Wilson
 
Obrigada por seu texto.
Ele está pulicado em:
 
From: mommento@hotmail.comTo: granizosdosdeuses@hotmail.com
CC: st.eternity@gmail.com
Subject: No piscar dos Olhos
Date: Fri, 29 Jul 2005 12:32:09 -0300

Caro Wilson , 
.... Tive a sorte de conhecer uma das poucas pessoas "sóbrias" no mundo de hoje. Estou até esse momento adimirado de ter encontrado uma pessoa de tremenda capacidade como você em uma livraria no meio da Av. Paulista...
Quero lhe encontrar novamente em breve pois vejo em você algo além , é dificil encontrar pessoas assim no dia a dia. Possa ter certeza que qualquer coisa que depender de mim para traduzir para o inglês eu farei , mesmo que demore mais terei o imenso prazer de ajudar um SÁBIO na construção de sua obra prima .
Ate + ...
Anthony

Comentários

Postagens mais visitadas