O Pós-doc em Philosophia

A tua intenção então é elaborar um compêndio sobre o nada? Mas qual é a tua pretensão com esse catatau? O que há de novo no reino da Dinamarca? Dize-me, por favor! A editora é boa? Oh, sim! Os prefácios são bons e altruístas? Oh, sim! Tese de doutorado, com pós-doc na Sorbonne or Collège de France? Oh, sim! Pós-doutorado em Harvard und Munch! Oh, sim! Mas o que tu pretendes com esse compêndio? Esse arrazoado de nada? Esclarecer Heidegger? Recomentar Descartes? O que de fato tu pretendes? Colocar-te entre os nichos das estantes? Mas o que queres esclarecer sobre a ontologia? O que há, pois, de original em teus trabalhos? Como diria aquele crítico! Permita-me fazer um arrazoado! O teu livro tem aspectos novos e originais! Oh, Sim! Mas o que é novo não é original! E o que é original não é novo! Permita-me parafrasear Thibaudet! Dize-me, por favor! Livros! Oh, livros! Qualquer um pode escrevê-los? Oh, não sei! Não sei! Mas dize-me de tuas pretensões! Se não tens nada a dizer, por que não calar, como diria o austríaco? Por que essa sedução pela escrita? Para poder recuperar a derrota da oralidade, se bem compreendi María Zambrano? Conta-me de tuas originalidades no campo da Metafísica! Estética! Ética! Se era para teres um livro, está bem feito o que está! Conta-me de tuas dissertações! Das noites mal dormidas plagiando! Anotando códigos e senhas (homiziado na livraria para não te flagrarem) para a tua extensa bibliografia não lida! Contatando profissionais da dissertação? Quanto? Só isso? Três vezes no cartão ou dez cheques pré-datados? Oh, Sim! Os desvios éticos? As passadas de pernas? Oh, sim! São necessários! São necessários! Os conluios? Oh, sim! São necessários! São necessários! A subserviência? Oh, sim! Mas conta-me de teus conluios entre os teus! Pretendes dissertar sobre a ética? Oh, sim! Evidente! Ah, sim! Um livro novo, novíssimo, no prelo da editora? Oh, compreendo! É de fato um estudo inaudito! Sim! Sim! Estarás no próximo colóquio sobre o consumo conspícuo em Veblen? Ah, sim! Mas consumiste no último domingo como uma besta ou um tolo troglodita! Ah, sim! Dissertarás sobre a hermenêutica em Derrida? Falarás acerca de Foucault? Deleuze? Sartre? Oh, Sim! Sim! Mas abstém-te de me convidar para essa vez, Endoxo or Ilustríssimo Doutor!






Comentários

Postagens mais visitadas